Ter um pet de quatro patas dentro de casa? É possível sim! Mesmo que você tenha uma pequena resistência a ter um pet tão perto, é possível se adaptar, visto os benefícios que essa decisão trará. Claro, é necessário ter cuidados especiais. É algo que deve ser pensado e planejado, afinal é algo que mudará sua rotina.
Primeiro, pensando na saúde do bichinho. É necessário vaciná-lo. Algumas vacinas deverão ser aplicadas no decorrer de toda a vida dele.
Quanto a higiene, é preciso dar banho (claro), e é possível também escovar os dentes. Pentear, para algumas raças, pode ser necessário.
É preciso pensar em um local acessível para água e refeição. A água precisa ser fresca e nos dias de muito calor, é possível colocar uma e outra pedra de gelo para ajudar a refrescar. Também é importante limpar os recipientes com frequência.
Outro ponto bem importante é pensar no local para as necessidades fisiológicas.
Para lares térreos como casas, é possível adaptar uma portinhola na sua tela mosquiteira para ensinar seu novo amigo a fazer as necessidades do lado de fora.
Isso vale também para apartamentos com sacada, especialmente se elas forem protegidas do tempo.
Já nos apartamentos sem sacada protegida, é possível reservar um pipipet na lavanderia, por exemplo. Há bandeja coletoras de xixi ou tapetes absorventes que podem ajudar. Para gatos, há as caixas de areia. Outra opção é levá-los com bastante frequência para passear (algumas vezes no dia). Isso é interessante especialmente se a raça precisa fazer caminhadas diárias.
Já com a higiene da casa, também é importante ter mais cuidados.
Trocar a roupa de cama do seu pet com frequência. Além de aumentar a frequência da troca da roupa de cama dos humanos, caso o pet suba em cima. Ah, lembre-se também de higieizar os brinquedos!
Assim como a limpeza do chão.
Os aspirador de pó é um grande aliado caso o pet perca bastante pêlo.
E para os humanos e seus filhotes de quatro patas, as telas mosquiteiras são uma ótima pedida para proteger contra insetos, pois eles não são inconvenientes apenas para a gente, podem ser um grande incômodo para os pets também. São frequentes os casos de animais picados por bichos peçonhetos, especialmente se há gramado ou mata perto da moradia.
É sempre bom trocar uma ideia com um veterinário sério, tanto para escolher a melhor opção de raça como depois de escolhido, as orientações de como cuida-lo corretamente.
Também é importante ficar atento ao petshop que irá escolher, caso deseje essa opção. Existem situações em que os animaizinhos podem ficar um tanto assustados e até traumatizados. Por isso escolha bem.
Ter uma companhia de quatro patas ajuda a socializar, além de ser uma fonte de carinho.